quarta-feira, 24 de agosto de 2011

24 de agosto de 1992 – CPI abre caminho para impeachment de Collor

null

No mesmo dia em que uma passeata promovida pelo PDT, liderada por Brizolla, reunia mais de 2 milhões de pessoas no centro do Rio de Janeiro a favor do impeachment de Collor, a Comissão Parlamentar de Inquérito do PC concluiu, por meio de relatório, que o então Presidente teve conhecimento das atividades ilegais de PC Farias e foi omisso no “seu dever funcional de zelar pela moralidade pública”.

Por considerar que Collor recebeu “vantagens econômicas indevidas”, o documento deixou aberto o caminho para que a Procuradoria Geral da República processasse o presidente por corrupção passiva e que a Câmara dos Deputados instaurasse seu processo de impeachment, que seria concluído no fim do ano. Ao final das cinco horas de leitura das 360 páginas do relatório, o relator, então Senador Amir Lando (PMDB), declarou: “Espero que esta nação não fuja dessas verdades”.


“Ficou evidente que o Sr. Presidente da República recebeu vantagens econômicas indevidas, quer sob forma de depósitos bancários feitos nas contas de sua secretária Ana Aciole, da sua esposa, da sua ex-mulher, da sua mãe e da sua irmã, quer sob a forma de recursos financeiros para aquisição de bens (...). Recursos estes originários direta ou indiretamente do Sr. Paulo César Farias. Omitiu-se em conseqüência, o Chefe do Estado do seu dever funcional de zelar pela moralidade pública e de impedir a utilização de seu nome por terceiros para lograrem enriquecimento sem causa”, vinha em um trecho do relatório.


As denúncias contra Collor, investigadas pela CPI, partiram de seu irmão, Pedro Collor, que meses antes havia desmascarado um esquema de corrupção e tráfico de influência operado por Paulo César Farias, tesoureiro de sua campanha presidencial, o que ficou conhecido como “Esquema PC”. Em dezembro, mesmo após a abdicação de Collor à Presidência, o mesmo foi condenado pela Justiça e teve seu mandato cassado e suspenso por oito anos. Eleito como Senador em 2006, hoje Collor é candidato ao governo de Alagoas, pelo PTB.

Fonte: JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário