quarta-feira, 14 de março de 2012

Papa e México, Igreja em crise


Em um momento em que a hemorragia de fiéis atinge também a Igreja do segundo país mais católico do mundo, a esperança é que a visita do Papa Bento XVI ao México (de 23 a 26 de março), possa dar um novo impulso.

A reportagem é de Marco Tosatti, publicada no blog San Pietro e Dintorni, 12-03-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Enquanto cresce no país a expectativa pela viagem já iminente, o presidente Felipe Calderón anunciou que, por ocasião da permanência do pontífice, está previsto um encontro oficial. Os números do último censo revelam que o catolicismo no México viu uma diminuição de 88% para 84% nos últimos dez anos.

Mas o arcebispo de León, José Guadalupe Martín, está convencido de que a presença do Santo Padre poderá "fortalecer a fé entre o povo". Por outro lado, afirma Guadalupe Martín, prelado de uma das três cidades que o papa visitará no estado de Guanajuato, não devemos nos fixar sobre os números e medir as quantidades, mas sim avaliar a qualidade do catolicismo praticado e a intensidade da fé.

E se é verdade que há uma diminuição em termos percentuais – observa – também é verdade que a situação, olhada a partir de uma perspectiva diferente, revela que mais de 90 milhões de mexicanos se declaram católicos, um valor que deve ser considerado, sem dúvida, "muito alta". Segundo o arcebispo, a diminuição dos fiéis deve ser vista em relação a um outro fato, ou seja, à difusão da "presença' de outros grupos religiosos", em parte outras Igrejas históricas, mas também novos grupos e seitas.

Nos últimos 30 anos, de fato, apareceram inúmeras comunidades de estilo norte-americano, principalmente evangélicos e pentecostais, caracterizados por uma rejeição ao catolicismo. E o que papa encontrará em sua chegada é um país que foi o ponto de referência para a fé católica por quase 500 anos, mas com uma realidade que está sofrendo mutações muito rápidas na sua fisionomia religiosa.

Por essa razão, o Conselho dos Analistas Católicos anunciou a distribuição nas paróquias de cartilhas que descrevem as posições do papa sobre vários assuntos. Além de dar a conhecer o pensamento do papa – explicaGuillermo Gazanini, secretário do órgão –, visa-se a ir ao encontro das pessoas que abandonaram a fé católica para ir para outras religiões. A missão do papa, segundo Gazanini, é a de uma nova evangelização do México e de toda aAmérica Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário