terça-feira, 11 de junho de 2019

Humanismo Renascentista

Humanismo Renascentista


O humanismo renascentista representa um movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento (séculos XV e XVI).

O antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi o principal conceito em que esteve apoiado o pensamento filosófico da época.

Na literatura, o humanismo representa uma fase de transição entre o trovadorismo e o classicismo, ou ainda, a segunda época medieval.

Renascimento
Vale lembrar que o Renascimento foi um movimento artístico e filosófico que teve início no século XV na Itália e que aos poucos, foi se espalhando pelo continente europeu.

Com a queda do sistema feudal, que fora impulsionado com a formação de uma nova classe social (a burguesia) bem como a intensificação do comércio, o renascimento surge para suprir diversas lacunas.

Nesse sentido, a expansão do cientificismo (Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, etc.) veio confrontar diversos dogmas da Igreja Católica, que aos poucos, foi perdendo seus fiéis, sobretudo com a reforma protestante.

Junto a isso, o antropocentrismo renascentista vem substituir o teocentrismo medieval. É um período importante de transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, as quais influenciaram a mentalidade da época.

Saiba tudo sobre o Renascimento com a leitura dos artigos:

Renascimento: Características e Contexto Histórico
Fases do Renascimento
Características do Renascimento
Artistas do Renascimento
Reforma Protestante
A reforma protestante, que teve início em no século XVI, representou um movimento de reforma religiosa e que alterou a estrutura eclesiástica da Igreja Católica.

Martinho Lutero foi o precursor do movimento com as 95 teses que escreveu rechaçando algumas práticas apregoadas pela Igreja, por exemplo, a venda de indulgências.

Esse movimento se espalhou por diversas partes da Europa. Em resposta, surge o movimento católico da Contrarreforma.

Resumo: Filosofia Humanista
O humanismo foi um movimento intelectual que se manifestou nas artes e na filosofia. Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, alijando-se definitivamente do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média.

Trata-se, portanto, do rompimento de paradigmas, buscando assim, uma nova forma de enxergar o mundo. Em resumo, o humanismo renascentista representou a evolução do pensamento humano, a partir de diversos questionamentos realizados pelos filósofos da época.


Com a evolução do cientificismo, bem como da corrente empirista, a verdade passou a emanar não somente de Deus, mas também dos seres humanos, que pensam e refletem sobre sua condição no mundo.

Na área da educação, a expansão de diversas escolas e universidades foram essenciais para a difusão do humanismo renascentista, o qual proporcionou a inclusão de disciplinas como a filosofia, línguas, literatura, artes, humanidades e ciências e assim, a expansão do humanismo pela Europa.

A invenção da Imprensa no século XV pelo alemão Johannes Gutemberg, foi fundamental para divulgar o conhecimento, facilitando o acesso a diversas obras humanistas.

Individualismo
O individualismo foi uma das principais características do humanismo renascentista, uma vez que trouxe à tona questões relacionadas com a individualidade do ser humano, bem como de suas emoções.

Dessa forma, o ser humano é colocado no centro do mundo e a partir daí, é destacada sua importância como agente de mudanças, dotado, portanto, de inteligência.

Nesse ínterim, e alijado dos valores medievais calcados na religião, o homem humanista é individual e está pronto para fazer suas escolhas no mundo (livre-arbítrio). Torna-se assim, um ser humano crítico.


Principais Filósofos e Intelectuais Humanistas
Francesco Petrarca
Giovanni Boccaccio
Erasmo de Roterdã
Michel de Montaigne
Giovanni Pico della Mirandola
Marsílio Ficino
Gasparino Barzizza
Francesco Barbaro
Jorge de Trebizonda
Guarino de Verona
Domenico Capranica
Teodoro Gaza
Matteo Corsini
Niccolò Niccoli
Poggio Bracciolini
Características do Humanismo
Antropocentrismo
Cientificismo
Racionalismo
Empirismo
Antiguidade Clássica
Valorização do ser humano

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário