quinta-feira, 17 de junho de 2010

Concurso da PM

Galera, estarei me dedicando um pouco mais a ajudar os meus alunos do curso preparatório do Concurso da PM, sendo assim estarei primeiramente, postando o conteúdo programático de História. Depois seguido das matérias que estou dando no curso.

Um grande abraço.

HISTÓRIA

Conteúdo Programático


1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI.


2. O sistema colonial português na América - Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.


3. O período joanino e o processo de independência - A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.


4. Brasil Imperial - O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.



Bibliografia



COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral - Volume Único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005.


KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto da história ocidental. Ensino Médio. 8ª edição, revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atual, 2003.


ALENCAR, Chico, CARPI, Lucia, RIBEIRO, Marcos V. História da Sociedade Brasileira. Volume Único. 13ª Edição, atualizada. Ao Livro Técnico.


Um comentário:

  1. Olá amigo, estou precisando deste material para estudos. Se puder, me envie por favor. email: erickricardotricolor@gmail.com
    Grato, forte abraço.

    ResponderExcluir