quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock in Roll

Jornal do Brasil: 15 de julho de 1985

Com o propósito de atrair a atenção mundial para a miséria na Etiópia, artistas consagrados do rock mundial uniram-se numa maratona musical, o Festival Live Aid, que aconteceu simultaneamente em Londres e Philadelfia. A versão inglesa foi aberta ao som da banda militar tocando "God Save The Queen" para 80 mil pessoas no estádio de Wembley. A versão americana, no estádio John Kennedy, com mais de 90 mil pessoas presentes, reviveu Woodstock ao som de"Blowing the Wind".

Durante 16 horas de música, o rock foi a genuína filantropia reunindo artistas como Mick Jagger, Tina Turner, Duran Duran, Santana, Bob Dylan, The Who, Queen. O espetáculo foi transmitido em 160 países, e acompanhado por 2 bilhões de espectadores. A arrecadação atingiu o patamar de 40 milhões de dólares. E um curioso recorde: Phil Collins voou de Concorde da Grã-Bretanha aos EUA, tornando-se o primeiro músico a se apresentar no mesmo dia em dois continentes.


A atitude solidária deste acontecimento foi exemplo e motivação para novas iniciativas, fazendo com que o dia 13 de julho entrasse para a História como o Dia Mundial do Rock.

A História do Rock
Inspirado no grito do negro, que veio para a América como escravo e influenciou a sociedade norte-americana com a sua musicalidade, e na música country, que representava o sofrimento dos pequenos camponeses, o rock’n’roll surgiu nas primeiras décadas de 1950, nos Estados Unidos. Era uma de acirrada disputa entre o capitalismo e o comunismo. Nomes como Little Richard, Bill Haley & The Comets com “Rock around the clocks”, Chuck Berry entoando “Johnny B. Good” e “Maybellene” são os primeiros sucessos do gênero, que se consagraria na voz de Elvis Presley: o Rei do Rock.

Nos anos 60, foi a vez de um grupo inglês estourar no mundo inteiro. Os Beatles, um quarteto de rapazes de Liverpool, enlouqueceram platéias nos cinco continentes. Nesta década também o rock passou a ter uma atitude mais politizada e contestadora. Surge a contra-cultura, e seu auge é o Festival de Woodstock, nos EUA. Nessa época destacam-se também os Rolling Stones , The Doors, Jimi Hendrix entre outros.

Durante a história do rock’n’roll, inúmeros artistas fizeram história surgindo vertentes como o progressivo e o punk rock: The Animals, Bob Dylan, Led Zeppelin, The Doors, Budy Holly, Sex Pistols, The Who, Jimmy Hendrix, Black Sabbath, Led Zeppelin, Pink Floyd, Yes, Genesis, Kiss.

Os anos 80 são marcados por uma diversificação gradativa do rock. Embora muitas bandas desta época cultivarem um forte apelo contestador, muitos críticos lamentam a descontinuidade do puro rock n roll. É a vez do Pop Rock e da New Wave fazerem sucesso ao ritmo do The Cure, New Order, Bon Jovi, Talking Heads, The Clash, e The Police. No Brasil surgem bandas que fazem sucesso até hoje, como os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Ira!.

Atualmente o rock convive com muitos estilos e influências. Houve fusão com praticamente todos os ritmos existentes, até mesmo com o samba, ao suíngue de Jorge Ben. E muitos outros instrumentos musicais se juntaram às guitarras, baixos e baterias. Elementos eletrônicos também são muito utilizados e várias releituras são feitas, mas as características que identificam o rock são eternas. Já diziam os Rolling Stones: "its only rock n roll, but I like it"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário